O acesso a internet via dispositivos móveis é considerada pelo Fórum Econômico Mundial o "agente da mudança" para o progresso econômico e social, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (18/1). Segundo a previsão do Fórum, em 2012 1,7 bilhão de pessoas terão celular, o que ajudará a elevar os gastos anuais globais em telefonia móvel a US$ 2,3 trilhões.
Inovações
O sucesso da banda larga móvel se deve a duas inovações: os progressos das redes de alta velocidade (3G, Wifi e superiores) e os dispositivos com mais capacidade de armazenamento e tela maior.
O estudo prevê que, em 2013, deverão ser vendidos cerca de 300 milhões de smartphones, o que representará 23% da venda total de celulares. Mas suas limitações em termos de tamanho de tela, processamento e bateria vão exigir especial habilidade dos desenvolvedores de conteúdo e aplicativos.
Para baixar todo esse conteúdo será preciso banda, constata o documento. A previsão é que o tráfego móvel de dados deverá aumentar 66 vezes entre 2008 e 2013. Como resultado, as operadoras deverão dedicar atenção especial aos problemas de congestionamento e à qualidade da experiência do usuário.
Outro desafio para as operadoras e provedoras será equilibrar a oferta de velocidades maiores com planos de banda larga móvel acessíveis a mais pessoas. A transparência de preços será fundamental para essa expansão. Uma possibilidade é o acesso pré-pago que deve represar 59% dos assinantes.
0 comentários:
Postar um comentário