Busca

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Skype ameça telefone convencional em chamadas internacionais

Skype começa a tomar o lugar do telefone convencional em chamadas internacionais. E, pelo jeito, deve substituir em pouco tempo e de uma vez por todas o aparelho em escritórios e residências. O software permite fazer ligações de longa distância praticamente de graça por VoIP, e já tem sido utilizado em dispositivos móveis, como notebooks e celulares (alguns já vêm com o programa pré-instalado).

A avaliação da TeleGeography registra que o volume de ligações telefônicas internacionais nos últimos 25 anos cresceu 15% anualmente. Mas os últimos anos houve desaceleração; em 2008, foram 376 bilhões de minutos, enquanto o ano passado registrou 406 bilhões de minutos.

Já as ligações internacionais entre usuários do Skype apresentou crescimento de 51% em 2008, e a expansão estimada para 2009 é de 63%, ou 54 bilhões de minutos. Apesar do volume crescente de chamadas internacionais, a TeleGeography pondera que o Skype não é um serviço à prova de recessão.

O serviço conta hoje com 520 milhões de usuários registrados. Criado em 2003 com sede em Luxemburgo, a receita ainda é considerada modesta. Foram US$ 551 milhões em 2008. E a companhia sofre para convercer os usuários a pagar pelos serviços pelos quais já se acostumaram a não pagar. A meta do serviço é dobrar em até dois anos, seu faturamento anual, indo para US$ 1 bilhão.

0 comentários: